Atualização de Rating (Jurídico)

saiba como

Nós podemos
te ajudar

O Rating de Crédito é uma classificação de risco importante no mercado financeiro. De tempos em tempos, a análise de crédito e a atribuição de rating precisam ser atualizadas para que a classificação do devedor reflita a situação atual tanto dele mesmo quanto do mercado, que podem oscilar.

Nós atualizamos e publicamos na plataforma Serasa as informações cadastrais e financeiras da sua empresa, para que você tenha a pontuação Rating mais coerente com sua situação atual.

Retome o controle financeiro da sua empresa

Entenda por que o rating é tão importante na hora de conseguir crédito

Como funciona?

O rating de crédito é uma classificação de risco importante no mercado financeiro e de capitais. Muitas vezes, este indicador define o sucesso da captação. Confira neste artigo o que é essa medida, como acontece o processo de avaliação e quais são os fatores que influenciam a nota gerada por agências especializadas.

Por muitas vezes a viabilização de projetos e crescimento de uma companhia passa pela busca por crédito junto a instituições especializadas ou investidores. Antes de liberar o montante, no entanto, essas entidades costumam fazer uma série de análises para verificar os riscos e a qualidade da operação. Uma das mais importantes é a verificação do rating da organização solicitante ou da operação pretendida, que pode fazer parte de algumas captações. 

Tal indicador é uma classificação que mostra a capacidade financeira da companhia. Ou seja, indica, a partir de uma série de requisitos, se ela tem possibilidades reais de arcar com as obrigações financeiras dentro de um prazo pré-estabelecido, com impacto direto nas taxas cobradas pelos financiadores. A nota é emitida por uma agência de rating com base em uma metodologia própria. É uma forma bastante eficiente e reconhecida para demonstrar a qualidade do crédito pretendido. 

Os credores, então, consultam essas agências de crédito ou de rating para definição de seu índice de risco. E a resposta costuma ter um peso decisivo. Além disso, também podem usar as notas para fazer comparações e tomar decisões embasadas a partir dessa análise.

Como obter a classificação?

A empresa que tenha necessidade de uma classificação de risco deve contratar uma agência de rating que irá avaliar a empresa e/ou a operação de acordo com a sua metodologia. Este processo é bastante detalhado e passa por discussões e análises sobre o potencial de crescimento, a margem operacional, o setor em que a companhia está inserida, a estrutura de capital, a capacidade de pagamento e a governança, entre outros. Com isso uma classificação indicativa dará o tom da expectativa da capacidade de pagamento de uma determinada empresa. E caberá ao investidor tomar a decisão de conceder ou não, o crédito, bem como suas condições e precificação. 

Por isso, ao ingressar em um processo de análise de rating, é importante ter em mente a necessidade de uma preparação adequada. E, por vezes, a contratação de um assessor se torna importante para atendimento das demandas das agências de forma satisfatória. Posto que cada uma delas tem sua própria metodologia e forma de avaliação. Este apoio passa pela preparação dos demonstrativos financeiros, treinamento aos executivos, entre outros.

Quais fatores que influenciam na classificação do rating?

Há diversos fatores que influenciam a classificação do rating,  sendo as alguns dos principais: 

  1. Governança e estrutura de gestão (score, dívidas negativadas e quantidade de consultas feitas no CPF do(s) sócio(s), alta rotatividade dos gestores e mudanças recentes no QSA, são alguns exemplos).
  2. Demonstração da capacidade de pagamento de dívidas (pagamento integral de faturas, atrasos, dívidas negativadas, dentre outros).
  3. Garantias disponíveis (bens de consumo, capital social, são importantes para a classificação).
  4. Coerência dos demonstrativos contábeis (queda ou aumento na receita da empresa, padrões de endividamento, alterações na liquidez geral e de curto prazo, dentre outros).

Como atualizar o rating na Serasa Experian?

De tempos em tempos, a análise de crédito e a atribuição de rating precisam ser atualizada para que a classificação do devedor reflita a situação tanto dele mesmo quanto do mercado, que podem oscilar.
Então, sempre que a situação do agente econômico muda, um novo processo de avaliação precisa ser feito e a nota é atualizada. Ainda que não existam alterações relevantes em indicadores do tomador, a análise de crédito é feita periodicamente porque as condições externas a ele podem ter se alterado.
Nós atualizamos informações cadastrais, bem como publicamos os Balanços Patrimoniais e DRE dos três últimos anos na Plataforma Serasa. Com as informações contáveis e toda documentação aprovadas, damos um prazo de até 90 dias úteis. para atualização.

Quais as etapas da nossa atualização de rating?

1º – Será feita uma análise do caso, levando em consideração:

  • O score do(s) sócio(s) que deve ser pelo menos 600 pontos e não devem ter consultas de natureza creditícia pelos últimos 2 anos, caso tenha será necessário um trabalho de exclusão das consultas e atualização cadastral. Será necessário envio da senha do SERASA, foto do RG ou CNH frente e verso, seguido de uma selfie segurando o documento escolhido e preencher o FORMULÁRIO DE ATUALIZAÇÃO CADASTRAL.
  • A existência de pendências em aberto em órgãos públicos e privados, não serão aceitos casos com dívidas, CCF ou protestos ativos. Para tanto será feita uma consulta CADIN + PEFIN: SERASA, BOA VISTA E SPC BRASIL + CCF + PROTESTOS CENPROT NACIONAL, Serasa Credit Rating e Serasa Relatório Básico para fazer esta análise.

2º – Com o processo analisado, o cliente deverá enviar a seguinte documentação:

  • Se houver, 3 últimos balanços patrimoniais assinados pelo contador e proprietário com DRE 2020,2021,2022;
  • Se houver, balancete patrimonial assinado pelo contador e proprietário de 2023;
  • Contrato social;
  • Preencher Formulário e dar o aceite no e-mail :
  • Obs: Ao final do formulário, clique em “submit” ou “enviar”, tendo feito isso coloque o nome da empresa e o seu um email para dar o aceite.
  • Caso já tenha balanços adequados e prontos, verifique se estão no padrão.
  • Caso não tenha Balanço e/ou Balancete fica obrigatório o envio de uma declaração mensal de rendimento referente aos últimos 12 meses.

3º – O contrato de prestação de serviço deverá ser assinado.

4º –  Com toda documentação aprovada, será enviado para o Serasa, tendo um prazo máximo de 90 dias para conclusão.

5º – Com as informações devidamente atualizadas, enviamos um Relatório Credit Rating como representação da concretização do serviço.

É importante saber

O rating de crédito é essencial para o sucesso dos negócios. Com a Recete, você pode atualizar suas informações cadastrais, publicar balanços patrimoniais e demonstrações de resultado, fortalecendo sua reputação e atraindo mais oportunidades de crédito.

 

Avaliar a capacidade de uma empresa ou país de cumprir com suas obrigações financeiras é muito importante na hora de decidir onde investir o seu dinheiro. O rating, nesse sentido, é uma ótima ferramenta.

Consultoria completa com especialistas em Reabilitação de Crédito e Atualização de Rating

– Processo administrativo para a Atualização do seu Rating;
– Levantamento geral de Dados Cadastrais Score (Pontuação) nos órgãos de proteção ao crédito;
– Análise de Documentação e Débitos;
– Consultoria para manter uma boa pontuação no Score;
– Avaliação do nosso setor de analise e consultoria em reabilitação de crédito;
– Busca Completa de todas as informações vinculadas ao seu CNPJ em todos os órgãos de crédito nacionais, privados e governamentais;
– Prazo completo do serviço após envio de documentação – 90 dias;
– Serviço garantido em Contrato.

envie uma mensagem

Fale Conosco